2 de maio de 2010

Marketing 3.0


Sempre fui apaixonada com marketing, publicidade e propaganda... Começei a cursar Marketing mas por opções acabei deixando o curso (Saudades meninas...)

E não poderia deixar de fora essa reportagem feita pela Exame com Philip Kotler



Seja bom, tenha clientes mais fiéis e ganhe mais dinheiro

"Da Flórida, o pesquisador americano Philip Kotler concedeu por telefone a seguinte entrevista a Exame.

O Marketing 3.0 prega que as empresas devem ter preocupações ambientais e sociais. Isso não é uma visão romântica dos negócios?

A Home Depot, uma grande cadeia de material de construção e bricolagem, fez um experimento em que oferecia dois tipos de madeiras semelhantes. Uma das opções era madeira certificada como sustentável e a outra era madeira comum. Com preços iguais, a maioria absoluta dos consumidores comprou a madeira certificada. Em uma segunda etapa, a madeira certificada foi oferecida por um preço um pouco mais alto do que a comum. Ainda assim, 35% dos consumidores se dispuseram a comprá-la. O experimento mostra que, pelo mesmo preço, um produto ou marca verde será o escolhido.

Essa abordagem se aplica a qualquer produto ou apenas àqueles que atingem consumidores engajados? Estaria limitada a países ricos?

Em qualquer mercado, há espaço para uma empresa que se concentre no consumidor integral, com seus valores e preocupações, o que leva a se envolver com questões mais abrangentes para a sociedade. É um caminho aberto, e não apenas para empresas que vendem para consumidores ricos. Mesmo em países em desenvolvimento existe uma parcela de pessoas que vão às compras com essas preocupações e se sentem bem ao comprar das empresas 3.0. Quem segue esse caminho tem consumidores mais leais.

No Brasil e em países latinos a cultura do capitalismo beneficente é menos difundida e o público costuma desconfiar das intenções das empresas. O que fazer?

A empresa que escolhe a abordagem 3.0 não deve só abraçar valores importantes, mas comunicá-los de forma efetiva. Uma maneira de ganhar a confiança do público é ter a aprovação pública de celebridades respeitadas por seu envolvimento com causas nobres. Outra é produzir evidência tangível de suas intenções. Recentemente, o Walmart adotou uma postura verde. Uma das providências foi passar a dar preferência a fornecedores que usam caminhões de baixo consumo de combustível. A adoção desse tipo de medida demonstrou que o programa é sério.

Mesmo gastando com causas sociais, é possível ter lucratividade acima da média?

Sim. Uma empresa tem de decidir e quer olhar o curto ou o longo prazo. Com freqüência. Empresas que se fizeram em lucrar no curto prazo são perdedoras em um horizonte mais longo. Você pode tentar ganhar dinheiro pagando o menor salário que puder, escolhendo fornecedores baratos e espremendo todos os demais custos. Mas essa estratégia não vai durar muito, porque acabará gerando uma força de trabalho, fornecedores e produtos de baixa qualidade. As firmas vencedoras e mais lucrativas são aquelas que se aproximam do Marketing 3.0, o que significa também mirar ao longo prazo. Suas marcas são mais caliosas e seus comsumidores são mais fiéis. Evidências recentes mostram que o valor das ações de negócios 3.0 cresceu 45%, ante 12% dos outros."



Pra muita gente pode não fazer muito sentido mas eu adoro demais. Pra quem se interessar o Livro Marketing 3.0 custa em torno de R$ 44,00 e já está a venda no Brasil. E graças a Philip Kotler fica definido o assunto para minha monografia :D hehhehe


Fonte: Revista Exame edição 967 nº8 de 05/05/10 ano 44 página 146

02/05/2010


2 comentários:

  1. Bem, pra mim tbm faz o maior sentido, também amo marketing, fiz PP, mas como você, também tranquei, mas Philip Kotler, è Phillip Kotler né..Td bm q eu o queria matar qdo ele me fazia perder algum ponto nas provas, maaaas..kkkk
    òtimo blog, já estou seguindo!

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  2. Adorei a reportagem tbm amo marketing , consegui me formar agora prentendo fazer pos gradução em Marketing Estrategico.

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2 de maio de 2010

Marketing 3.0


Sempre fui apaixonada com marketing, publicidade e propaganda... Começei a cursar Marketing mas por opções acabei deixando o curso (Saudades meninas...)

E não poderia deixar de fora essa reportagem feita pela Exame com Philip Kotler



Seja bom, tenha clientes mais fiéis e ganhe mais dinheiro

"Da Flórida, o pesquisador americano Philip Kotler concedeu por telefone a seguinte entrevista a Exame.

O Marketing 3.0 prega que as empresas devem ter preocupações ambientais e sociais. Isso não é uma visão romântica dos negócios?

A Home Depot, uma grande cadeia de material de construção e bricolagem, fez um experimento em que oferecia dois tipos de madeiras semelhantes. Uma das opções era madeira certificada como sustentável e a outra era madeira comum. Com preços iguais, a maioria absoluta dos consumidores comprou a madeira certificada. Em uma segunda etapa, a madeira certificada foi oferecida por um preço um pouco mais alto do que a comum. Ainda assim, 35% dos consumidores se dispuseram a comprá-la. O experimento mostra que, pelo mesmo preço, um produto ou marca verde será o escolhido.

Essa abordagem se aplica a qualquer produto ou apenas àqueles que atingem consumidores engajados? Estaria limitada a países ricos?

Em qualquer mercado, há espaço para uma empresa que se concentre no consumidor integral, com seus valores e preocupações, o que leva a se envolver com questões mais abrangentes para a sociedade. É um caminho aberto, e não apenas para empresas que vendem para consumidores ricos. Mesmo em países em desenvolvimento existe uma parcela de pessoas que vão às compras com essas preocupações e se sentem bem ao comprar das empresas 3.0. Quem segue esse caminho tem consumidores mais leais.

No Brasil e em países latinos a cultura do capitalismo beneficente é menos difundida e o público costuma desconfiar das intenções das empresas. O que fazer?

A empresa que escolhe a abordagem 3.0 não deve só abraçar valores importantes, mas comunicá-los de forma efetiva. Uma maneira de ganhar a confiança do público é ter a aprovação pública de celebridades respeitadas por seu envolvimento com causas nobres. Outra é produzir evidência tangível de suas intenções. Recentemente, o Walmart adotou uma postura verde. Uma das providências foi passar a dar preferência a fornecedores que usam caminhões de baixo consumo de combustível. A adoção desse tipo de medida demonstrou que o programa é sério.

Mesmo gastando com causas sociais, é possível ter lucratividade acima da média?

Sim. Uma empresa tem de decidir e quer olhar o curto ou o longo prazo. Com freqüência. Empresas que se fizeram em lucrar no curto prazo são perdedoras em um horizonte mais longo. Você pode tentar ganhar dinheiro pagando o menor salário que puder, escolhendo fornecedores baratos e espremendo todos os demais custos. Mas essa estratégia não vai durar muito, porque acabará gerando uma força de trabalho, fornecedores e produtos de baixa qualidade. As firmas vencedoras e mais lucrativas são aquelas que se aproximam do Marketing 3.0, o que significa também mirar ao longo prazo. Suas marcas são mais caliosas e seus comsumidores são mais fiéis. Evidências recentes mostram que o valor das ações de negócios 3.0 cresceu 45%, ante 12% dos outros."



Pra muita gente pode não fazer muito sentido mas eu adoro demais. Pra quem se interessar o Livro Marketing 3.0 custa em torno de R$ 44,00 e já está a venda no Brasil. E graças a Philip Kotler fica definido o assunto para minha monografia :D hehhehe


Fonte: Revista Exame edição 967 nº8 de 05/05/10 ano 44 página 146

02/05/2010


2 comentários:

  1. Bem, pra mim tbm faz o maior sentido, também amo marketing, fiz PP, mas como você, também tranquei, mas Philip Kotler, è Phillip Kotler né..Td bm q eu o queria matar qdo ele me fazia perder algum ponto nas provas, maaaas..kkkk
    òtimo blog, já estou seguindo!

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  2. Adorei a reportagem tbm amo marketing , consegui me formar agora prentendo fazer pos gradução em Marketing Estrategico.

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